A MENTE PRECISA SER EDUCADA

A mente quer todo o controle para si: do corpo, das emoções, da vivência.

A consciência dá espaço para que cada uma dessas dimensões se expresse.

A consciência dá limites à mente, mostrando para cada ser que ele não é pensamentos e não é o que pensa.

A tua consciência deve ser o teu guia para o conhecimento de tuas verdades e não a mente".

Texto Publicado no Instagram @cultiveyoga.

Pense na mente como uma tela, várias imagens, palavras, frases e textos são projetados nela, sem que necessariamente façam sentido. A mente capta as informações de mundo e do corpo, por meio dos sentidos, e processa essas informações, caso tenha tempo e espaço para isso.

Como estamos vivenciando um processo de contato com muitas informações e de forma muito acelerada, a mente não tem tempo para processar esse conteúdo de forma satisfatória e como damos muito valor ao que a mente nos diz, assumimos que o pensamento é o real.

Pense comigo, se eu vejo verde enquanto alguém vê vermelho, se o meu tato sente alguma textura enquanto o seu não sente, assim é com o olfato e com o paladar...logo, podemos concluir que o que a mente capta não é o real em si, mas um real relativo, o real que eu posso captar e você não, você capta o seu real.

Além desse aspecto da mente, existe um outro muito importante para considerar aqui: muitas vezes achamos que estamos certos em um pensamento e mais na frente concluímos que ele não condiz com a situação ou com a pessoa que analisamos. Enfim, mudamos a forma de olhar e de vivenciar certa situação-relação. Ou seja, a mente é falha, limitada e quando ela está cheia e muito acelerada, ela subjuga o corpo, as emoções, os sentimentos e adoece o ser.

No Brasil , não é ensinado nas escolas a educação da mente. Ensina-se a acumular e o acumular atrapalha ainda mais o movimento de educação dela. Por isso, um importante passo para inicio do processo de educação dessa dimensão supervalorizada por nós e subutilizada, ao mesmo tempo e contraditoriamente, é o discernimento e a seleção de informações realmente importantes para entrar em contato, além do posicionamento da mente em seu devido lugar: ela NÃO É você, ela não é a parte mais importante de você e ela não fala a verdade.

A mente produz pensamentos ininterruptamente, ela é fluxo, assim como sua respiração é um fluxo natural e esse fluxo pode, SIM, ser colocado como menos importante no momento de vivenciar a experiência, assim como você esquece que respira e a respiração continua acontecendo.

Reflita sobre isso e tente, sem pensar se vai conseguir ou não.
Só tente.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

YOGA E SUCESSO

DINÂMICA DAS AULAS EM 2025