CONSCIÊNCIA: FIO QUE CONECTA

 Você já leu ou já ouviu esta frase: "o Yoga causa uma expansão de consciência", e  nunca entendeu ou tentou compreender o que ela quer dizer. 

Então, quando muito jovem, a partir dos 16 anos de idade, iniciei minha prática de Yoga e logo comecei a estudar. Sempre gostei de ler e de saber sobre as filosofias e práticas que me chamavam a atenção, a intenção era de não ser levada, carregada sem discernimento para um lugar de submissão. Meus pais me ensinaram a desconfiar com muito rigor.  

Entrei em contato com a definição de consciência não só pela Filosofia Yogue, as Filosofia Ocidentais também me chamavam , além dos livros de Física de minha mãe que traziam, vez ou outra, alguma reflexão sobre consciência. Einstein falava muito sobre ela.  

Após absorver algumas definições, vivenciar minha consciência a partir das práticas e levando meu estado de auto-observação para a vida, chegou-me esse conceito: a consciência está em estado de latência, em cada célula do nosso corpo, ela só desabrocha no silêncio, na pausa, no sentir, no desenvolver de uma percepção contínua  e sensível do si mesmo.

 A consciência são como pequenas luzes em cada parte  do corpo, que acendem, aos poucos, caso você mantenha contínuo esse contato profundo consigo (corpo-sensações-emoções-sentimentos-mente). A consciência é o fio que conecta nossas diversas dimensões e transborda para fora, pois ela também tem o movimento de conectar a individualidade com a humanidade, com a Natureza. 

A nossa vida é fugaz, fluxo conectado com toda a vida na Terra. A consciência está imersa nesse contexto:  o primeiro movimento é centrípeto, o foco está no fortalecimento e na autonomia do indivíduo,  e o segundo é centrífugo, é de expressão livre do indivíduo, conectando-o com as pessoas e com a Natureza, em uma convivência que deveria nutrir o ciclo da  vida, mas não é o que vem acontecendo no contexto atual. 

O nosso movimento humano é de autodestruição, não sabemos respirar, esquecemos o que é uma dieta nutritiva, saudável, não aceitamos e não processamos nossas emoções, nossos sentimentos, nos reprimimos.  Não sabemos que podemos educar a nossa mente, somos intolerantes e violentos entre nós e com a Natureza. A consciência está adormecida em nós. 

Nutra uma vontade constante e firme de praticar yoga para despertar essa consciência, como consequência, uma saúde integral se estabelece, uma saúde que transbordará para a Natureza e não precisaremos mais temer a nossa extinção. 

Yoga significa união: do indivíduo consigo mesmo, do indivíduo com a Humanidade-Natureza.

Fez sentido para você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MENTE PRECISA SER EDUCADA

YOGA E SUCESSO

DINÂMICA DAS AULAS EM 2025