NEGAÇÃO: Yoga como suporte.

 Quando algo dolorido acontece, o corpo e a mente reagem. É importante reconhecer as nossas reações, observá-las, essa é a chance de deixar ir o que não nos fez bem.


Sentir é necessário, refletir sobre os significados das emoções, dos sentimentos, expressá-los, seja por meio da fala, da arte, da expressão corporal. E isso é deixar ir...

A negação daquilo que dói, que é difícil de entrar em contato e de olhar, de trabalhar, significa que a reação ainda está no corpo e que pode se transformar em adoecimento. No entanto, é preciso perceber quando é possível deixar ir, uma dor insuportável deve ser respeitada, o recuo deve acontecer e o tempo para entrar em contato novamente com ela deve ser passado. 

Existe uma diferença entre a negação e o tempo de sentir a dor, aos poucos, porque essa dor tem uma dimensão profunda e ampla. Só o silêncio e a atenção para esse movimento nos permite fazer essa distinção. 

Quando nos colocamos em uma postura, seja em movimento , seja com objetivo de vivenciar práticas meditativas, esse é um momento de deixar ir também, deixar ir tensões, deixar ir emoções pesadas, preocupações, deixar ir mesmo que não seja justo, pois se a dor ficar no corpo não teremos saúde para levantar e transformar relações, transformar a nossa realidade.

Precisamos perceber de que forma agir com qualidade, e deixar ir o estresse relacionado às injustiças sociais pode ser considerado uma estratégia para estar inteira e inteiro em um objetivo ou meta. Portanto, permitir-se relaxar, descansar e deixar ir todo o estresse não significa negar o que é injusto, o que é violento ou o que faz mal, significa agir com estratégia, com respeito ao seu corpo e com inteligência. 

"Idealmente, quando assumimos a prática do Yoga, começamos um processo que nos oferece um caminho de parar com o que nos é prejudicial. Não temos de parar de fazer algo propositalmente. Nós mesmos não temos de fazer nada, mas qualquer que seja a coisa ou atitude prejudicial, ela vai simplesmente desaparecer, porque nos redirecionamos" (Desikachar, O Coração do Yoga. p.151).

"Além das necessidades individuais, princípios subjacentes ao Yoga oferecem uma ferramenta real para combater o mal-estar social. Hoje, quando o mundo parece estar perdido, rejeitando os valores passados sem estabelecer novos valores significativos, o Yoga provê meios para pessoas encontrarem seus próprios caminhos e conectarem com sua verdadeira natureza. Através dessa conexão interna das pessoas, talvez seja possível nessa era atual fazer manifestar harmonia e compaixão nas áreas onde até agora não houve nenhuma. Nessa perspectiva, o Yoga está longe de ser simplesmente exercícios físicos. Ele é uma ferramenta para se estabelecer um novo modo de vida que integra tanto a realidade interna quanto a externa. Porém este modo de vida não é apenas intelectual, é uma experiência que se tornará um conhecimento vivo através da prática e da experiência direta com o Yoga" (Satyananda Saraswati, Asana, Pranayama e Mudra Bandha, p.6). 


Então, sinta, expresse e deixe ir, levante e transforme o mundo em mundo com menos sofrimento para todos nós, pois a felicidade é um fenômeno a ser compartilhado, ninguém é feliz sozinha(o) e sem água, ar, terra e outros animais para manter a Natureza saudável. Somos Natureza. Deixe ir o que não faz bem e seja o bem.


Abraço de Sófi. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MENTE PRECISA SER EDUCADA

YOGA E SUCESSO

DINÂMICA DAS AULAS EM 2025