A AUTOSSUGESTÃO

 A autossugestão é técnica de foco para diversas tradições: de religiosas às terapêuticas. Na prática de Yoga ela possui um objetivo claro: tanto de fortalecer a presença naquele instante de prática quanto para firmar no teu ser o movimento físico, emocional, mental,  espiritual que as técnicas do Yoga proporcionam.

Dizer a ti mesma (o): 


- Estou presente.


 - Estou aberta (o).


 - Pronta para o contato comigo mesma (o).


- Me permito: sentir, relaxar, descansar sem culpas.


- Desacelero…


-Respiro de forma consciente.

No entanto, é preciso lembrar do Yama (princípio ético interpessoal) Satya (a veracidade), para que não sejam palavras em vão, mas sim, palavras ditas de corpo inteiro-íntegro, direcionando tua mente, dedicando todo o teu foco ao preenchimento das palavras, fazendo delas a própria ação.

Na prática de pranayama (reaprender a respirar e conduzir a energia vital), fale: - Estou aberta para o prana (energia vital) permear. O corpo entende o que ele deve fazer nesse momento, abrindo-se para receber seu alimento.

Na prática de asanas (posturas psicofísicas do Yoga), diga a seu corpo: - Fluo em cada movimento. Traga abertura para a ampliação e para movimentos novos do corpo. Sejam movimentos internos, externos, sutis ou de observação clara, a autossugestão preenche de sentido e força cada um deles.

 No Yoganidra (Yoga do sono), diga a teu ser, de forma gentil e delicada: - Não tenha medo, entregue-se. Lembramos de Isvara Pranidhana, último Nyama (princípio ético pessoal), deixe que as palavras direcionem à soltura dos músculos, à abertura do peito e da mente para o contato com o subconsciente e com o inconsciente, de forma suave, em postura de aprendizado e de transformação.

A autossugestão, quando carrega toda sua potência, alimenta a mente de pensamentos que contribuem, confluem com o seu desenvolver, carrega em si o “fio contínuo da concentração”, uma concentração que vai além da dimensão mental, que impulsiona todo o ser para a vivência meditativa.

Converse com teu ser, potencialize tuas ações com afirmações claras, objetivas, mas não esqueça da profundidade, da verdade nas palavras e do sentir. 

A vida pode ser vivida com foco e profundidade a partir deste exercício.

Sofia Correia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MENTE PRECISA SER EDUCADA

YOGA E SUCESSO

DINÂMICA DAS AULAS EM 2025