Yoganidra: um mergulho para dentro
O Yoganidra ou Yoga do sono, é essencial para a prática de Yoga, principalmente quando os dias passam de forma acelerada e extenuante.
O relaxamento deveria fazer parte de qualquer Educação, por ser um mecanismo de auto regulação e de descanso de nosso corpo.
Proporcionando um relaxamento profundo, o Yoganidra é capaz de restabelecer o corpo e de acalmar a mente em dez minutos de prática, além de ter como objetivo o autoconhecimento.
👣
Por meio do Yoganidra, somos conduzidos a observar mais atentamente nosso corpo, identificando tensões, aprendendo a desfazê-las ou amenizá-las, em um contato íntimo com elementos subjetivos: sensações, sentimentos, imagens, imaginação...
👣
Portanto, o Yoganidra significa, também, uma oportunidade de trabalhar medos, inseguranças, traumas, além de pensamentos limitantes e autodestrutivos que vêm à tona quando saímos dos estados de alerta e defesa, estados muito comuns na atualidade.
👣
Após a prática de ásanas, o Yoganidra é o momento de absorção de benefícios, a pausa é momento de assentar, assim como de revolver aquilo que foi esquecido, nas profundezas do ser.
👣
Não somos educados para relaxar, pelo contrário, somos estimulados a permanecer em um estado constante de luta e fuga. Quando nos comprometemos com a prática de Yoga, ela nos ensina, por meio dos hormônios liberados pelas técnicas, das sensações, do pensar conduzido por posturas e olhares para mente-corpo e vida que a vivência do relaxamento passa a ser uma postura sociopolítica:o agir sem atacar, sem competir, sem julgar e sem criar expectativas.
O estar profundamente em relaxamento.
Por Sofia Correia.
💚
Comentários
Postar um comentário