O OLHAR FIXO REVELA MUNDOS DESCONHECIDOS
O olhar fixo em um ponto, no contexto do Yoga, chama-se Drishti. Este exercício pode ser o ponto de partida para a meditação, considerando que ele facilita o foco, assim, você , aos poucos e com a prática constante, vai conseguindo ficar mais tempo “em foco”.
Quando o tempo de foco fica mais longo e continuo, chamamos de concentração. Quando você se concentra em um objeto, ampliando o foco do olhar para o contexto onde está o objeto, a fixação do olhar se torna Trataka. A partir deste exercício, podemos perceber um pouco além das características daquilo que é o objeto de nosso foco, integrando algumas relações que ele tem com seu contexto. Por exemplo, em Drishti você olha para a vela, a cor, a chama, o movimento da chama…em Trataka, você pode perceber que a vela faz sobra na parede.
Quando a fixação se expande, do foco para a atenção, quando o observador não se distingue daquilo que observa. Mantendo o nosso exemplo da vela, você começa a notar que a sombra te lembra algo já visto, um animal, uma nuvem, um monstro da sua infância, ou seja, aquilo que olha é uma projeção de algo que já foi vivenciado por você , então: o observador se torna uno com o objeto observado. Estaremos passando do exercício de Trataka para Ekagrata.
Ekagrata envolve a reflexão sobre o quanto que a nossa subjetividade, a nossa história está enlaçada naquilo que vemos, na nossa interpretação de mundo e das relações, o que nos ajuda a processar vivências.
Outro elemento importante na fixação do olhar em um ponto, é que ela pode proporcionar o recolhimento de nossos sentidos, Pratyahara, mantendo-nos atentos ao nosso propósito, atividade ou atitude.
Consolidada a concentração, Dharana, teremos condições de dedicar o nosso melhor para aquilo que estaremos fazendo.
Durante a prática, fixar o olhar em um ponto pode significar estar presente, em cada técnica a ser executada, assim como nas reações que o teu corpo-mente tem a partir delas, é autoconhecimento e a possibilidade do aprendizado de como mover e proporcionar energia para o corpo.
🍂
Fixar o olhar em um ponto é ter mais equilíbrio, é realizar movimentos com mais lentidão e consciência de força e relaxamento: estabelecer uma postura firme e confortável.
🍁
Fixar o olhar em um ponto é penetrar no oceano de sua subjetividade, é sentir seu corpo como um todo, é estar presente para deixar fluir sua respiração orgânica, sua energia, sua consciência.
🌎
Fixar o olhar em um ponto é direcionar a mente, em todo o seu potencial, para aquela ação a ser vivenciada.
Ao praticar as técnicas da Tradição Milenar do Yoga, fixe o olhar em um ponto, fortaleça sua intenção, seu objetivo e siga em frente...trilhando teu caminho, teu espaço, teu universo interior.
Fixar o olhar em um ponto não é algo bobo...é mais um passo.... em direção ao YOGA.
👣
Em um simples gesto de fixar o olhar em um ponto, você pode transformar sua forma de ser no mundo.
Caso você ainda não tentou manter o olhar fixo durante a prática, experimente e me fale a diferença!
Abraço de Sófi.
Comentários
Postar um comentário